SUS oferece tratamento gratuito e especializado contra o tabagismo
Para quem deseja parar de fumar, a boa notícia é que o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamentos gratuitos em mais de três mil unidades públicas de saúde. O serviço, que já conta com a adesão de mais de 600 mil pessoas, inclui apoio psicológico e terapia com medicamentos, bem como atendimentos educativos e terapêuticos.
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do tratamento contra o tabagismo para 30 mil unidades de saúde espalhadas por mais de cinco mil municípios do país, serviços que ocorrerão pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). Conforme explica Ricardo Henriques Meirelles, médico pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tratamento contra o tabagismo no SUS segue a metodologia preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo como base a técnica da abordagem cognitivo/comportamental.
“Essa técnica tem como objetivo a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas. Em casos específicos, podem ser utilizados medicamentos que servem de apoio a essa abordagem”, detalha o médico.
O pneumologista conta que o SUS fornece gratuitamente alguns tipos de medicamentos utilizados para o tratamento do tabagismo. São eles: adesivos transdérmicos de nicotina, goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina, e cloridrato de bupropiona, medicamento antidepressivo. Para ter acesso ao tratamento contra o fumo, o cidadão pode procurar as Secretarias Municipais de Saúde, ou, então, ligar para o Disque Pare de Fumar, no número 136. “Assim, o paciente receberá informações das unidades de saúde que possuem tratamento do tabagismo no SUS”, ensina.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/08/sus-oferece-tratamento-gratuito-e-especializado-contra-o-tabagismo.html