ARTE DO VALE É DESTAQUE NO SALÃO MINEIRO DE TURISMO
A diversidade de Minas Gerais está espelhada também na riqueza de seu artesanato. Pedra, barro, madeira e fibra trançada são alguns dos materiais utilizados e transformados em peças de decoração e obras de arte. No 6º Salão Mineiro do Turismo, que acontece nos dias 14 e 15 de março, no Minascentro, o participante poderá conferir toda essa diversidade trazida por 71 municípios mineiros.
Datas vai trazer seus divinos de madeira. De Diamantina, o participante vai poder conferir o artesanato em palha de milho, flores secas e sempre vivas, que se transformam em abajures, bonecas e arranjos florais. Felício dos Santos usa a fibra de coqueiro e bucha para fazer vasos e bonecos. Da taboa, planta de fibra resistente, são feitas as cestas típicas de Santo Antônio do Itambé. Do capim dourado surgem balaios confeccionados pelos artesãos de Presidente Kubitschek. O Serro traz seus bordados em almofadas. São João Del Rei traz oratórios feitos em madeira, tecido e pedrarias, papel de fibra de bananeira, artesanato em tecido. De Morro do Pilar, chapéus de Taquaraçú e de Indaiá. Caraí expõe as famosas bonecas de argila.
Além do artesanato, as tradicionais quitandas mineiras poderão ser vistas, degustadas e compradas no evento. Ouro Preto traz doces de produção artesanal, cuja matéria-prima são as frutas cultivadas na horta dos produtores. Além Paraíba também traz doces e licores. Brumadinho apresenta suas cachaças. Biscoitos, roscas, bolos e conservas vêm de São Domingos do Prata. Ipatinga também traz broas e pães. Piranguinho traz seu tradicional pé de moleque.
O artesanato estará exposto no 2º piso do Minascentro, no espaço destinado às artes e sabores. O artesanato e as quitandas também poderão ser comprados pelo visitante.
Confira a programação completa em www.salaomineirodoturismo.com.br.
Fonte: www.minasgerais.com.br