PRÉ-INAUGURAÇÃO DO ÓRGÃO DA IGREJA DO CARMO
A Restauração do Órgão Almeida e Silva / Lobo de Mesquita
Respondendo aos anseios da comunidade diamantinense e, em particular, da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, o atual projeto de restauro do órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita vem cumular várias tentativas anteriores de restauração, tendo sido concebido pelo organista e organólogo Marco Brescia, de mão comum com os terciários carmelitas diamantinenses, e contado com a importante asessoria técnica do organista Bruno Forst. Dom Paulo Lopes de Faria, saudoso Arcebispo Metropolitano de Diamantina, abraçou a nobre causa, que tem, hoje, na pessoa de Sua Excelência Reverendíssima Dom João Bosco Óliver de Faria, Arcebispo Metropolitano de Diamantina, seu principal impulsor e entusiasta.
O presente projeto de restauro do órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita é de proponência da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, tendo sido aprovado em sua totalidade pelo Ministério de Cultura do Brasil, no enquadramento da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Igualmente importantes são o imprescindível apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, responsável pelo financiamento integral do projeto.
A gestão executiva do projeto é de responsabilidade da empresa Lira Cultura, na pessoa de sua proprietária, Marcela Bertelli. O restauro da caixa do instrumento foi realizado pela renomada empresa Anima – Conservação e Restauro. A restauração da parte instrumental do órgão corre a cargo do Ateliê de Organaria Hermanos Desmottes de Landete (Cuenca, Espanha), especializado em restauro de órgãos históricos.
Nos dias 20, 21 e 22 de dezembro acontecerá a Pré-inauguração do Órgão, para que a comunidade conheça em primeira mão todo o trabalho de restauro e ouvir o som do Órgão, que estava silenciado a setenta anos.
PROGRAMAÇÃO.
Sexta-feira, a partir das 17hs: Visitação da comunidade
Sábado, 20hs:Concerto e apresentação do restauro
Domingo, 12hs: Concerto de órgão solo.