Entre os projetos está o Festival de Música Antiga de Diamantina

BNDES apoia 21 projetos culturais até fevereiro de 2015

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (12) os 21 projetos culturais que receberão patrocínio da instituição a partir do mês que vem, até fevereiro de 2015, dos quais oito são da área de cinema, sete de música, cinco de literatura e um de dança.

Segundo o BNDES, os 21 projetos “reforçam o compromisso da instituição com fomento e difusão da produção cultural brasileira, levando a cultura a todas as regiões do país”.

Na área de cinema, além de festivais tradicionais como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que está em sua 47ª edição, e o Festival do Rio de Janeiro, que o banco apoia desde 1999, serão patrocinados, entre outros, o Cine-fest Brasil-Canudos, no interior baiano, o Fest Cine Amazônia, realizado há mais de dez anos em Porto Velho (RO) e a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).

No segmento de música, destacam-se entre os projetos contemplados o Festival de Música Antiga de Diamantina (MG); o Virtuosi 2014, em Olinda e Recife, além de João Pessoa; a Mostra Internacional de Música das Missões (RS); e o 6º Festival Nacional de Choro.

Para reforçar o apoio que dá ao segmento editorial brasileiro, o BNDES vai patrocinar pela primeira vez a Nona Bienal do Livro do Ceará e a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Também terão apoio da instituição o Fórum das Letras de Ouro Preto (MG); a Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro; e a Primavera dos Livros, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.

Na categoria dança, o BNDES apoiará pela primeira vez o projeto itinerante do Balé Teatro Guaíra, que completa 45 anos e percorrerá seis cidades (Curitiba, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Niterói e São Paulo). Os espetáculos terão, como convidadas, cinco companhias nacionais de dança.

Fonte: EBC

Outras Notícias

VESPERATA DE DIAMANTINA. ESPETÁCULO ÚNICO

VENHAM PARA DIAMANTINA, CHICA DA SILVA ESTÁ CHAMANDO! . DIAMANTINA SEMPRE VIVA! . Diamantina está se preparando p...

CASA DA GLORIA. O PASSADIÇO DE DIAMANTINA

As construções que compõem a atual Casa da Glória são de épocas e estilos diferentes. O edifício principal ou bloco I...

CAMINHO DOS ESCRAVOS, ANTIGA ROTA DE ABASTECIMENTO DO ARRAIAL DO TEJUCO.

Foi uma das principais vias de ligação entre o Norte de Minas e o Sul da Bahia no sáculo 18. Era a rota dos diamantes...

MERCADO VELHO E CENTRO CULTURAL DAVI RIBEIRO

O antigo Mercado dos Tropeiros, construído em meados do sáculo XIX, servia de ponto de encontro dos comerciantes para...