SOLENIDADE DE 30 ANOS DO PELOTÃO DO CORPO DE BOMBEIROS E 100 ANOS DA REDE FERROVIÁRIA EM DIAMANTINA

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (16), solenidade comemorativa aos 30 anos de instalação do Corpo de Bombeiros e 100 anos do Ramal da Rede Ferroviária na cidade histórica de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

O evento bastante concorrido foi promovido em parceria entre o Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Diamantina contando com a participação de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, que representaram os mais importantes órgãos e instituições do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

Estiveram presentes o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros que presidiu a solenidade, Coronel BM Ivan Gamaliel Pinto, o Prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo, o Primeiro Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Luiz Henrique Gualberto Moreira, o Diretor de Tecnologia e Sistema do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Matuzail Martins da Cruz, o Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros, Major BM Waldeci Gouveia Rodrigues, dentre outros.

A Solenidade teve a participação especial da Bombeiro Instrumental Orquestra Show “BIOS”, que deu ao evento um toque de classe e requinte proporcionando ao público presente momentos de cultura e arte.

O Corpo de Bombeiros homenageou algumas pessoas e entidades que contribuíram para a melhoria e aprimoramento dos trabalhos da instituição, através da Comenda Machadinha. Foram agraciados o prefeito da época de instalação do Pelotão de Bombeiros em Diamantina, Sr. Antônio de Carvalho Cruz (Post Morten), o atual prefeito, Paulo Célio de Almeida, a Presidente Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN), Sra. Jurema de Souza Machado e o Comandante do 3º Pelotão de Bombeiros 1º Tenente BM Paulo César.

Ainda foram homenageadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Prefeitura de Diamantina, através da Moeda Comemorativa, personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento das atividades do Corpo de Bombeiros em Diamantina. Foram agraciados antigos funcionários da Central do Brasil, prefeitos da área de atuação do pelotão e todos os Bombeiros Militares da ativa do 3º Pelotão de Diamantina, que também receberam da Câmara Municipal de Vereadores uma Moção de Congratulação pelos bons trabalhos prestados ao município.

Seguindo a solenidade, o orador dos homenageados Professor e Historiador Erildo Antônio Nascimento de Jesus, relembrou em seu discurso os bons anos do trem de ferro em Diamantina e também a instalação do Corpo de Bombeiros que funciona justamente na antiga estação ferroviária.

Ao término do evento, foi inaugurada a placa comemorativa dos 30 anos do 3º Pelotão, galeria de fotos dos ex-comandantes, além de três outdoors que foram instados no prédio do 3º Pelotão, em homenagem à estação ferroviária e ao Corpo de Bombeiros, tudo ao som de badalos dos sinos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e uma salva de 21 tiros de canhão.






Fonte:
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar
Assessoria de Comunicação do 7º BBM

Outras Notícias

VESPERATA DE DIAMANTINA. ESPETÁCULO ÚNICO

VENHAM PARA DIAMANTINA, CHICA DA SILVA ESTÁ CHAMANDO! . DIAMANTINA SEMPRE VIVA! . Diamantina está se preparando p...

CASA DA GLORIA. O PASSADIÇO DE DIAMANTINA

As construções que compõem a atual Casa da Glória são de épocas e estilos diferentes. O edifício principal ou bloco I...

CAMINHO DOS ESCRAVOS, ANTIGA ROTA DE ABASTECIMENTO DO ARRAIAL DO TEJUCO.

Foi uma das principais vias de ligação entre o Norte de Minas e o Sul da Bahia no sáculo 18. Era a rota dos diamantes...

MERCADO VELHO E CENTRO CULTURAL DAVI RIBEIRO

O antigo Mercado dos Tropeiros, construído em meados do sáculo XIX, servia de ponto de encontro dos comerciantes para...