SOLENIDADE DE 30 ANOS DO PELOTÃO DO CORPO DE BOMBEIROS E 100 ANOS DA REDE FERROVIÁRIA EM DIAMANTINA

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (16), solenidade comemorativa aos 30 anos de instalação do Corpo de Bombeiros e 100 anos do Ramal da Rede Ferroviária na cidade histórica de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

O evento bastante concorrido foi promovido em parceria entre o Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Diamantina contando com a participação de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, que representaram os mais importantes órgãos e instituições do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

Estiveram presentes o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros que presidiu a solenidade, Coronel BM Ivan Gamaliel Pinto, o Prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo, o Primeiro Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Luiz Henrique Gualberto Moreira, o Diretor de Tecnologia e Sistema do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Matuzail Martins da Cruz, o Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros, Major BM Waldeci Gouveia Rodrigues, dentre outros.

A Solenidade teve a participação especial da Bombeiro Instrumental Orquestra Show “BIOS”, que deu ao evento um toque de classe e requinte proporcionando ao público presente momentos de cultura e arte.

O Corpo de Bombeiros homenageou algumas pessoas e entidades que contribuíram para a melhoria e aprimoramento dos trabalhos da instituição, através da Comenda Machadinha. Foram agraciados o prefeito da época de instalação do Pelotão de Bombeiros em Diamantina, Sr. Antônio de Carvalho Cruz (Post Morten), o atual prefeito, Paulo Célio de Almeida, a Presidente Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN), Sra. Jurema de Souza Machado e o Comandante do 3º Pelotão de Bombeiros 1º Tenente BM Paulo César.

Ainda foram homenageadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Prefeitura de Diamantina, através da Moeda Comemorativa, personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento das atividades do Corpo de Bombeiros em Diamantina. Foram agraciados antigos funcionários da Central do Brasil, prefeitos da área de atuação do pelotão e todos os Bombeiros Militares da ativa do 3º Pelotão de Diamantina, que também receberam da Câmara Municipal de Vereadores uma Moção de Congratulação pelos bons trabalhos prestados ao município.

Seguindo a solenidade, o orador dos homenageados Professor e Historiador Erildo Antônio Nascimento de Jesus, relembrou em seu discurso os bons anos do trem de ferro em Diamantina e também a instalação do Corpo de Bombeiros que funciona justamente na antiga estação ferroviária.

Ao término do evento, foi inaugurada a placa comemorativa dos 30 anos do 3º Pelotão, galeria de fotos dos ex-comandantes, além de três outdoors que foram instados no prédio do 3º Pelotão, em homenagem à estação ferroviária e ao Corpo de Bombeiros, tudo ao som de badalos dos sinos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e uma salva de 21 tiros de canhão.






Fonte:
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar
Assessoria de Comunicação do 7º BBM

Outras Notícias

Turismo rural gera renda para comunidades de Diamantina e municípios da região

O turismo rural incrementa a economia de 13 comunidades rurais e se consolida como mais uma fonte de renda para agric...

Inscrições abertas para o 3º Festival de História em Diamantina

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do fHist que acontece de 8 a 11 de outubro em Diamantina, Minas Gera...

Filme Sobre o Inconfidente Tiradentes é Gravado em Diamantina

Já começou a pré-produção do longa metragem de ficção “Um Certo Joaquim”, que vai mostrar quem foi Joaquim José da Si...

Rede Vale Circuito em Minas Gerais recebe o acompanhamento da Unisol Brasil

Mais um exemplo da agricultura familiar, aqui unida ao artesanato, que tem estruturado a vida de milhares de famílias...