CONHEÇA O PARQUE E A VILA DO BIRIBIRI

Bem pertinho de Diamantina, o Parque do Biribiri é um passeio delicioso para quem busca contato com a natureza, ecoturismo e um bom banho de cachoeira. Localizado na Serra do Espinhaço, o Parque do Biribiri está a apenas 20 minutos do Centro de Diamantina e tem fácil acesso para os visitantes que chegam de carro. As estradas de terra são bem sinalizadas e as trilhas para poços e cachoeiras são bem fáceis.

As melhores opções do parque para quem deseja curtir as quedas d’água são a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais. Na Sentinela, há uma pequena cascata com poço na parte de baixo e, ao subir a trilha lateral, é possível curtir algumas piscinas de água natural com pequenas quedas d’água. A vista do topo é maravilhosa! Já a Cachoeira dos Cristais oferece grande piscina com uma queda d’água no centro. Ótima para quem gosta de nadar. Além das cachoeiras, há alguns poços identificados pelo caminho. Para quem quer conhecer as cachoeiras com capacidade total de água, o ideal é visitar o parque no período da chuva. Na seca, durante o inverno, as cachoeiras perdem força as quedas d’água são quase inexistentes.

Ao final do passeio, não deixe de ir à Vila do Biribiri, uma pequena comunidade onde há casas que serviam de moradia para funcionários de uma antiga fábrica de tecidos. Hoje, o local recebe turistas em busca de paisagens bucólicas, comida de roça e também um bom banho de rio. É espaço para curtir sem pressa, almoçar com fartura e descansar em meio à natureza.

Outras Notícias

CASA DA GLORIA. O PASSADIÇO DE DIAMANTINA

As construções que compõem a atual Casa da Glória são de épocas e estilos diferentes. O edifício principal ou ...

CAMINHO DOS ESCRAVOS, AQUI COMEÇA UMA NOVA AVENTURA

Foi uma das principais vias de ligação entre o Norte de Minas e o Sul da Bahia no século 18. Era a rota dos diaman...

MERCADO VELHO E CENTRO CULTURAL DAVI RIBEIRO

O antigo Mercado dos Tropeiros, construído em meados do século XIX, servia de ponto de encontro dos comerciantes pa...

CONHEÇA O MUSEU DO DIAMANTE

O Museu do Diamante foi criado em 12 de abril de 1954, por meio da Lei Nº 2.200 do Presidente Getúlio Vargas, que...